LDL
Logo Deus Leva.
Todo mês de abril, mês do meu aniversário, faço exame de sangue. Este ano vacilei e só pude fazer agora em julho. Os resultados estão a contento, salvo o colesterol LDL —lipoproteína de baixa densidade—, vulgo “logo deus leva”. O colesterol ruim.
É ele o responsável em transportar o colesterol do fígado e do intestino para as células dos tecidos do corpo humano. O corpo humano é assim: mexeu com um órgão; mexeu com todos. Uma verdadeira engrenagem.
Para se ter ideia, o ideal é que a taxa de LDL fique abaixo de 130 mg/dl. O meu resultado acusou 204 mg/dl, eu pesando 90 quilos.
Confesso que exagerei nos últimos meses com cervejas, pizzas, churrascos, mesmo que somente aos sábados, dia da semana que atolo o pé na jaca. Daqui em diante devo me alimentar com chia, linhaça, lentilha, grão de bico, berinjela, atum, beterraba e por aí vai. Segurar a onda do pão com manteiga, queijos, pizzas e hambúrgueres.
Desde segunda-feira tenho corrido três quilômetros na esteira. É o que pode me salvar: exercícios e comer de maneira saudável. Viver bem é a melhor vingança.


